sexta-feira, 1 de junho de 2007

Ideia, projecto, candidato. Unir Lisboa. (1/2)

Tenho para mim, já há algum tempo, ser essencial que o PS em Lisboa apresente um bom candidato, uma boa equipa e um bom projecto.

A António Costa é vital que consiga a equipa que quer, onde todos saibam defender o projecto a apresentar a Lisboa, e onde a determinante de pertença não seja exclusivamente política e partidária. Já o tenho dito , e repito, que o PS necessita de valências que, temo, não encontra com facilidade no seu seio. Há que ir à «sociedade civil» ou desenvolver um projecto suficientemente agregador para potenciar a relação PS - Sociedade Civil, no meu entender essencial para o futuro da cidade. Há já algum tempo que tenho reflectido sobre que projecto, que Ideia deve sustentar o desenvolvimento de Lisboa para a próxima década e penso que esse não pode, hoje, ser suportado exclusivamente por uma força partidária.

É aceite que os partidos políticos estão em off, não atraem massa crítica, não conseguem se libertar do estigma da má politica, do amiguismo, dos jobs for the boys. Por mais bons exemplos que existam, a verdade é que as condicionantes das suas vidas internas são demasiado visíveis nos organismos estatais, autárquicos ou afins. É assim quando o PSD e o PP estão no poder, é assim, infelizmente, e em alguns casos, com o PS.

É visto com naturalidade a colonização de Ministério X ou de Departamento camarário Y com elementos do sindicato de voto interno. É disto que Pacheco Pereira tem vindo a alertar e esta é uma realidade demasiado dispersa. Isto afasta o cidadão comum da política dos partidos, reduz o leque de recrutamento destes e atrai o político oportunista de segunda, que facilmente sobe na estrutura partidária se souber colocar bem as suas peças no xadrez da secção/concelhia/federação.

Lisboa não necessita deste tipo de gente. Basta ver o lastro que os assessores do PSD deixaram na Câmara. Isto não quer dizer que os partidos políticos estejam, para mim, falidos, ou que necessitemos de alguma refundação democrática à italiana e tal; não. Quer dizer apenas que na vida política a definição da acção tem de passar do próprio para o outro.

Cabe aos partidos saberem se apresentar com outros argumentos, com outras lógicas e com outras figuras.

Neste sentido, ao escolhermos António Costa, apresentamos um exemplo do melhor que há ao nível do serviço público altruísta de qualidade, responsabilidade e de projecto.

Ao escolher António Costa, o PS procura desmentir a inevitabilidade da má escolha e demonstra que um partido que quer ser progressista e ter a responsabilidade de gerir o bem comum - como a CML - , pode gerar, de dentro dos seus militantes, candidatos e equipas de qualidade superior.
(continua)

José Reis Santos