quinta-feira, 31 de maio de 2007

Números de ilusionismo


Segundo Fernando Negrão, ao Expresso deste fim-de-semana, a Câmara de Lisboa teve, nestes dois anos com Carmona Rodrigues, teve, disse o candidato do PSD, «falta de liderança». É isso, exacto. Lisboa, diz Negrão, «não teve rumo». Certo, de acordo. «Carmona representa a equipa que nos últimos dois anos governou a cidade. Todos os lisboetas assistiram à desgraça que foi a gestão camarária.» Certo, tudo certo. E que «Carmona será a face desses dois anos». Calma, pára tudo.

Agora me lembro. Quem escolheu Carmona foi Marques Mendes. Mais: quem impôs Carmona enquanto escolha pessoal contra Santana foi Marques Mendes. Mais ainda: a escolha de Carmona e as opções em relação a Isaltino e Valentim serviram a Mendes para «credibilizar» a sua liderança. Ou seja, a confiança de Mendes em Carmona foi retribuída com a caução política que um inesperadamente vitorioso Carmona emprestou a Mendes, numa fase inicial e incipiente da sua liderança. Isto mesmo, aliás, Paula Teixeira da Cruz, pressurosa, se apressou fazer notar, e a fazer render. É ler os jornais de 10 de Outubro de 2005. Carmona, Mendes, Teixeira da Cruz, Negrão – há aqui um padrão, e chama-se PSD.

Houdini morreu a tentar fugir de um tanque com água. Mas nem todo o poder dialéctico do mundo conseguiria o número de circo intolerável de dissociar a desgraça de Lisboa das escolhas do PSD de Mendes. Carmona foi tão escolhido por Marques Mendes como Fernando Negrão foi escolhido por Marques Mendes. Ou estará Negrão a sugerir o contrário? Talvez daqui a dois anos um qualquer outro candidato do PSD venha dizer que, no verão de 2007, Marques Mendes, e o PSD, épá e tal, não tiveram nada a ver com isso e que a face da derrota do PSD no verão de 2007 foi, deixa cá ver, a de Fernando Negrão – apenas e só. Talvez seja o próprio Marques Mendes a vir dizê-lo dia 15 de Julho, à noite.

Fernando Negrão não vê nas costas de Carmona as suas próprias costas. Negrão começa mal: a negar a realidade, mas isso é lá com ele, e a tomar os lisboetas por parvos. Faz mal. Pensa mal. Vê mal. Quantas faces se vêem na fotografia acima?

Rui Branco